PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão emite alerta chuvas de após morte de 45 em enchentes

4 ago 2013 - 11h28
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades paquistanesas emitiram alertas de enchentes neste domingo, após a morte de 45 pessoas por causa das fortes chuvas de monção, que paralisaram partes da maior cidade do país, Karachi.

Enchentes causadas pelas chuvas de monção inundaram algumas das principais estradas na cidade portuária, varrendo casas na província de Khyber Pakhtunkhwa no noroeste. A Autoridade Nacional de Gestão de Desastres advertiu que mais tempestades e chuvas são aguardadas na segunda-feira e que alguns rios podem inundar.

Pelo menos 45 pessoas morreram em enchentes durante o final de semana. Autoridades em Karachi indicaram que ao menos 19 perderam a vida na cidade, junto com as vinte mortas no noroeste do país e seis na província do Baluchistão, no sudoeste.

O doutor Semi Jamali do Jinnah Hospital, em Karachi, disse que a maior parte das mortes ocorreu devido a descargas elétricas ou pela queda de tetos e paredes. Engenheiros do Exército ajudavam neste domingo nos trabalhos de socorro em Karachi, onde as estradas e ruas ficaram alagadas e a cidade foi praticamente paralisada.

Autoridades dessa cidade de 18 milhões de habitantes, que contribui com 42% do PIB do Paquistão, disseram que levarão mais de dois dias para limpar a região, já que a água inundou lojas, edifícios e casas, além de ter bloqueado estradas.

Centenas de carros ficaram praticamente submersos nas ruas alagadas, onde o lixo amontoado prejudica o escoamento da água. O primeiro-ministro Nawaz Sharif enviou três de seus ministros para inspecionar os danos em áreas atingidas pelas enchentes.

O Paquistão sofreu inundações devastadoras nas chuvas de monção nos últimos três anos, incluindo a pior de sua história em 2010, quando inundações catastróficas mataram quase 1.800 pessoas e afetaram 21 milhões.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade