PUBLICIDADE

Panda mata filhote recém-nascido em parque zoológico chinês

6 jul 2010 - 02h49
(atualizado às 07h03)
Compartilhar

Uma panda do Zoológico de Pequim matou acidentalmente seu filhote, que havia nascido 20 horas antes, em um incidente que causou alarme entre os tratadores, informou nesta terça-feira a imprensa oficial. Alguns especialistas atribuíram o fato ao estresse que a espécie pode sofrer por estar em cativeiro.

A panda, de nome Ying Hua, com sete anos de idade, asfixiou a cria ao exercer muita força com sua cabeça sobre ela, relatou o porta-voz do zoo pequinês, Ye Mingxia, em declarações ao oficial Global Times.

"Os tratadores escutaram o filhote gritar pela manhã, mas quando foram ver o que se passava já era muito tarde", afirmou Ye. Ying Hua deu à luz dois filhotes na última sexta-feira, mas um deles foi enviado a uma reserva na província de Sichuan (sudoeste), já que estes animais têm o costume de amamentar e cuidar de um só filhote em cada nascimento.

O nascimento dos pandas, os primeiros filhotes de Ying Hua, foi muito comemorado, já que em quatro anos nenhum exemplar havia nascido por meios naturais no zoo pequinês. Especialistas citados pelo Global Times afirmaram que o estranho comportamento da mãe poderia ser devido ao fato de que ela vive em cativeiro, e por isso sofre estresse.

"O confinamento, a interferência do ser humano e a luz artificial podem submeter um panda a muito estresse", disse a veterinária Kati Loeffler, do Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais, em declarações ao jornal chinês.

O panda é um dos animais em maior perigo de extinção no mundo, devido à dificuldade que tem para se reproduzir (problema derivado da perda de habitat e da consequente endogamia, o acasalamento entre animais com laços sanguíneos).

Atualmente há cerca de 1,6 mil exemplares em liberdade, nas florestas de montanha das províncias ocidentais chinesas de Sichuan, Gansu e Shaanxi.

EFE   
Compartilhar
Publicidade