PUBLICIDADE

Ásia

Operadora informa possível vazamento de água radioativa em Fukushima

7 abr 2013 - 08h40
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa que opera a central nuclear de Fukushima no Japão, a Tepco, informou neste domingo que um possível novo vazamento de água contaminada pode ter acontecido em um depósito subterrâneo de armazenamento, mas minimizou as consequências para o meio ambiente.

A Tepco já havia anunciado que 120 toneladas de líquido contaminado teriam vazado na noite de sexta-feira de um depósito - dos sete da central - situado a 800 metros do oceano.

Foram detectados elementos radioativos na água acumulada entre o solo ao redor do tanque e a capa externa de um revestimento impermeável no fundo do depósito, mas a Tepco considera pouco provável que a água radioativa possa chegar ao mar.

Segundo a operadora, elementos radioativos foram detectados ao redor da segunda cuba. "Uma quantidade mínima de água teria vazado do depósito, mas não constatamos uma diminuição do nível de água no tanque", afirma a empresa em um comunicado.

Os incidentes se multiplicaram nas últimas semanas na central de Fukushima, afetada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade