PUBLICIDADE

Ásia

Operadora de Fukushima diz que funcionários foram contaminados

19 ago 2013 - 09h34
(atualizado às 09h36)
Compartilhar

A operadora do usina nuclear japonesa de Fukushima disse nesta segunda-feira que dois trabalhadores foram contaminados com partículas radioativas, o segundo incidente do tipo em uma semana envolvendo funcionários de fora do principal centro de operações.

Funcionário é escaneado por radiação ao entrar no centro de operações de emergência da Tokyo Electric Power (Tepco) na usina nuclear de Fukushima, no Japão. 20/02/2012.
Funcionário é escaneado por radiação ao entrar no centro de operações de emergência da Tokyo Electric Power (Tepco) na usina nuclear de Fukushima, no Japão. 20/02/2012.
Foto: Issei Kato / Reuters

Dois monitores de poeira soaram alarmes nesta segunda-feira do lado de fora do centro de operações, onde os níveis de radiação são baixos o suficiente para evitar a necessidade de máscaras faciais, disse a Tokyo Electric Power em comunicado enviado por email.

Descobriu-se que dois trabalhadores à espera de um ônibus no final de seu turno estavam contaminados com partículas radioativas, que foram limpas de seus corpos antes que eles deixassem o local, informou a empresa, também conhecida como Tepco. Vistorias de corpo inteiro dos membros da equipe não mostraram contaminação interna.

A empresa disse que não poderia ter certeza se os alarmes estavam conectados com a descoberta da contaminação dos trabalhadores. O incidente está sendo investigado.

Na semana passada, os mesmos monitores soaram alarmes e descobriu-se que 10 trabalhadores à espera de um ônibus estavam contaminados com partículas. A Tepco disse suspeitar que as partículas saíram de um pulverizador usado para resfriar a equipe durante o verão quente.

O pulverizador está desligado desde a semana passada.

A usina de Fukushima foi avariada por um terremoto e um tsunami em março de 2011, no pior desastre nuclear do mundo em 25 anos.

O governo do Japão anunciou este mês que iria intensificar o envolvimento na limpeza de Fukushima, depois de divulgar que a usina estava vazando água contaminada para o oceano. A Tepco vinha negando os vazamentos há meses.

(Por Yuka Obayashi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade