PUBLICIDADE

Ásia

Operação do exército mata 5 membros da Al Qaeda no Iêmen

3 mai 2014 - 13h17
Compartilhar

Cinco membros da Al Qaeda na Península Arábica, entre eles um líder checheno, foram mortos neste sábado pelo exército do Iêmen na província de Abien, no quinto dia da ofensiva militar contra a organização terrorista no sul do país, informou uma fonte militar.

O suposto líder terrorista, identificado como Abu Islam, "o checheno", foi executado pelo exército em Al Mayala durante uma operação militar que contou com a ajuda de combatentes tribais.

Na mesma localidade, o exército matou quatro membros da Al Qaeda e feriu um número indeterminado de insurgentes.

Os militares utilizaram artilharia pesada, metralhadoras, tanques e tiveram a ajuda das forças aéreas para bombardear alvos da Al Qaeda.

A ampla ofensiva das Forças Armadas contra a organização jihadista continua também na província de Sebua, vizinha de Abien, onde o exército advertiu hoje aos cidadãos sobre o perigo de sair às ruas nas localidades de Mufia e Azana.

O exército iemenita começou em 29 de abril sua maior campanha militar desde 2012 contra as fortificações da Al Qaeda no sul do país, onde os extremistas possuem campos de treinamento.

O grupo terrorista comete frequentemente atentados contra as forças de segurança iemenitas e alvos estrangeiros.

As autoridades americanas acreditam que a organização Al Qaeda na Península Arábica, com base no Iêmen, é um dos braços mais perigosos e ativos da rede terrorista.

Por isso, Washington apoia o exército iemenita com aviões não tripulados em sua campanha contra as células da Al Qaeda.

Ontem, um comandante militar da Al Qaeda na Península Arábica, Qasim al Rimi, ameaçou contra-atacar todos aqueles que colaborarem com o exército nesta operação, em referência aos combatentes tribais aos quais as Forças Armadas pediram apoio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade