PUBLICIDADE

Ásia

ONU se diz preocupada com desertores norte-coreanos na China

30 mai 2013 - 14h07
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Um investigador de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) se disse preocupado com o desconhecido destino de nove jovens norte-coreanos desertores, alguns deles crianças, que foram enviados de volta do Laos para a China, após tentarem cruzar a fronteira nesta semana.

Autoridades chinesas são obrigadas pela lei internacional a não devolvê-los à Coreia do Norte, onde poderiam enfrentar perseguição e até a morte, disse Marzuki Darusman, relator especial da ONU na Coreia do Norte.

"Eu tenho preocupações muito reais sobre as penalidades e tratamento que eles poderiam enfrentar se voltarem à Coreia do Norte e todas as autoridades envolvidas têm a responsabilidade urgente de garantir a sua proteção", disse Darusman em um comunicado divulgado em Genebra.

"Ninguém deve ser forçado a voltar à Coreia, onde eles podem enfrentar a perseguição ou severas punições, incluindo a tortura e a pena de morte ", disse ele.

Única fronteira terrestre da Coreia do Norte é com a China, e muitas pessoas fogem para a China na esperança de chegar a outros países.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade