3 eventos ao vivo

ONU pede 40 helicópteros para socorrer 800 mil no Paquistão

25 ago 2010
00h57
atualizado às 06h19

A ONU fez nesta quarta-feira um apelo urgente à comunidade internacional para que forneça ao menos 40 helicópteros de transporte para socorrer 800 mil pessoas isoladas pelas inundações no Paquistão. "As inundações provocadas pelas moções seguem deslocando milhões de pessoas no sul do Paquistão e há 800 mil isolados, aos quais só temos acesso por ar. Precisamos com urgência de mais helicópteros", diz o Bureau de Coordenação da ONU para Assuntos Humanitários.

Japoneses descarregam equipamentos no aeroporto de Multan; o governo do Japão se comprometeu a enviar helicópteros ao Paquistão
Japoneses descarregam equipamentos no aeroporto de Multan; o governo do Japão se comprometeu a enviar helicópteros ao Paquistão
Foto: AP

"Estas inundações sem precedentes criam problemas logísticos também sem precedentes e exigem um esforço extraordinário por parte da comunidade internacional", destacou John Holmes, secretário-geral adjunto das Nações Unidas encarregado de assuntos humanitários. "Necessitamos de ao menos outros 40 helicópteros de transporte, em tempo integral, para ter acesso a um número colossal de pessoas cada vez mais desesperadas. Isto é essencial para sua sobrevivência".

O Paquistão enfrenta a pior crise humanitária de sua história, com mais de 20% do país inundado há quase um mês, ao menos 1.500 mortos e cerca de 20 milhões de afetados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade