PUBLICIDADE

Ásia

ONU envia comida a 38 mil afetados por inundações na Coreia do Norte

6 ago 2013 - 01h46
(atualizado às 02h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), a agência da ONU de combate à fome, começou o envio de alimentos para aproximadamente 38 mil pessoas afetadas pelas inundações na Coreia do Norte, afirmou a porta-voz da agência em entrevista para a emissora Radio Free Asia.

A porta-voz do PMA, Nanna Skau, explicou na entrevista que começou o envio de milho para as famílias afetadas pelas recentes inundações provocadas pelas fortes chuvas de verão na península coreana.

Nanna acrescentou que os alimentos foram enviaram porque o PMA tem conhecimento que as inundações provocaram neste ano grandes danos nas áreas de cultivo e nos sistemas de irrigação. A agência da ONU distribuirá o grão durante os próximos 30 dias para mais de 38 mil habitantes de 10 cidades em diferentes pontos do país.

A Cruz Vermelha e o Escritório das Nações Unidas Para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCAH) afirmaram que as inundações deste verão deixaram 33 mortos e mais de 50 mil pessoas desabrigadas na Coreia do Norte.

As mesmas fontes disseram que em lugares como Anju, na província de Pyongan do Sul (centro do país), 80% da cidade ficou inundada. A ONG sul-coreana "Korean Sharing Movement" manifestou seu desejo de enviar alimentos para a Coreia do Norte e pediu autorização para isso ao Ministério da Unificação.

Seul disse que permitirá envios de ajuda ao país vizinho, apesar do mau momento nas relações entre os países. Entretanto, informou que para autorizar esses envios, deverá primeiro verificar os danos produzidos pelas chuvas.

As péssimas políticas agrárias, os pobres sistemas de drenagem e controle de crescimento e o desmatamento e a exploração excessiva do solo pioraram os efeitos das chuvas de verão, que provocam grandes prejuízos e reduzem a produção agrícola do país, que sofre com graves crises alimentares desde os anos 1990.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade