PUBLICIDADE

Ásia

ONU deve aplicar novas sanções contra Coreia do Norte

21 jan 2013 - 23h40
(atualizado em 22/1/2013 às 07h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Segurança das Organizações das Nações Unidas (ONU) ordenará sanções contra a agência espacial norte-coreana em uma resolução que será aprovada esta semana e que condenará o lançamento de um míssil balístico, afirmaram fontes diplomáticas nesta segunda-feira.

A resolução poderia ser aprovada pelos 15 membros do Conselho nesta quarta-feira, segundo as mesmas fontes.

China e Estados Unidos têm negociado as novas medidas desde que a Coreia do Norte lançou seu míssil balístico em 12 de dezembro passado. Apesar da condenação generalizada do ato, a China tentou proteger seu aliado tradicional para que não tomem novas medidas.

Espera-se que as sanções se somem às medidas impostas depois que várias resoluções de 2006 e 2009 da ONU proibiram Pyongyang toda atividade nuclear ou balística.

"A resolução condena o lançamento e reitera as demandas prévias do Conselho de Segurança de que a Coreia do Norte abandone seu programa de armas nucleares e não realize novos lançamentos", afirmou a fonte diplomática, que falou sob condição de anonimato, pois a medida ainda não tornou-se pública.

A medida "impõe novas sanções a companhias norte-coreanas e organismos governamentais, entre eles a agência espacial responsável pelo lançamento e vários indivíduos", acrescentou a fonte.

A Coreia do Norte nega as acusações das Nações Unidas e da comunidade internacional de que o foguete fosse um teste balístico e afirma que estava lançando um satélite de observação para uso civil.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade