PUBLICIDADE

Ásia

ONU culpa Coreia do Norte de crimes contra a Humanidade

Relatório apresenta violações em muitos níveis e diz que "não há desculpas para a falta de ação" no país

17 fev 2014 - 11h18
Compartilhar
Exibir comentários
Kim Jong-un visita área militar em local não especificado na Coreia do Norte
Kim Jong-un visita área militar em local não especificado na Coreia do Norte
Foto: AFP

O regime da Coreia do Norte comete crimes contra a Humanidade, como submeter sua popular ao extermínio, à fome e à escravidão, e sua liderança merece ser levada ante um tribunal internacional, afirma um relatório de uma comissão formada pelas Nações Unidas.

"Em muitos níveis, as violações dos direitos humanos encontradas pela comissão constituem crimes contra a Humanidade. Não são meros excessos do Estado; são componentes essenciais de um sistema político que se afasta dos ideais nos quais alega ter sido fundado", afirmou a equipe em um comunicado.

A comissão responsável por este relatório foi constituída em maio de 2013 pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Segundo o chefe da comissão da ONU para a Coreia do Norte, o mundo não pode alegar ignorância como desculpa por sua falha em impedir as violações dos direitos humanos na Coreia do Norte. "No fim da Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas disseram: se nós soubéssemos... Agora a comunidade internacional sabe", afirmou Michael Kirby.

"Não há desculpas para a falta de ação porque 'não sabíamos'", acrescentou.

Ainda segundo a comissão, centenas de pessoas poderão ser responsabilizadas pelos crimes cometidos por Pyongyang.

Em uma primeira reação ao documento, os Estados Unidos afirmaram que o relatório mostra "clara e inequivocamente a brutal realidade" dos abusos aos direitos humanos na Coreia do Norte.

A porta-voz adjunta do departamento de Estado, Marie Harf, assinalou que Washington apoia o relatório e pediu que Pyongyang adote "medidas concretas" para melhorar a situação.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade