PUBLICIDADE

Ásia

ONU critica tratamento oferecido por Japão às vítimas de Fukushima

26 mai 2013 - 05h22
(atualizado às 05h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Encarregado da ONU (Organizações das Nações Unidas), o enviado especial Anand Grover cobrou medidas do governo japonês para amparar os sobreviventes do desastre nuclear que atingiu o país em 2011.

Através do site do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Grover reportou que a aquisição da Tokyo Electric Power Co. (Tepco) por parte do governo foi uma forma de evitar assumir responsabilidades pela tragédia, a pior do tipo desde Chernobyl, em 1986.

O Japão é acusado de fazer pouco para gerir a crise, incluindo falta de iniciativas para reparar a exposição de pessoas à radição, a falta de transparência sobre riscos que ainda existem nas áreas e pouca adequação para trabalhadores de usinas nucleares.

Grover diz que é "urgente" que o Japão se prepare melhor para emergências do tipo e disponilize compensações para as vítimas.

Em março de 2011, a Central Nuclear de Fukushima 1 teve um grande vazamento radioativo após danos causados por um terremoto de 8,9 graus de magnitude, seguido por um tsunami. Mais de 13 mil mortes foram confirmadas pelo desastre natural e a região sofre problemas radioativos até hoje.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade