PUBLICIDADE

Ásia

Um mês após tremor, 315 mil famílias não têm apoio no Nepal

Organizações das Nações Unidas arrecadou pouco mais de 20% do dinheiro prometido para reconstrução do país

25 mai 2015 - 11h35
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Menino nepalês anda entre destroços de casas destruídas no terremoto de 25 de abril na vila Pauwathok, distrito Sindhupalchok, Nepal
Menino nepalês anda entre destroços de casas destruídas no terremoto de 25 de abril na vila Pauwathok, distrito Sindhupalchok, Nepal
Foto: Manish Swarup / AP

A Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu até o momento US$ 92,4 milhões (R4dos US$ 415 milhões que solicitou a doadoras internacionais para ajuda imediata ao Nepal, após o terremoto que completa um mês nesta segunda-feira e que deixou mais de 8.600 pessoas mortas e 16 mil feridos.

De acordo com dados divulgados hoje pela ONU em Katmandu, a situação no Nepal continua sombria e demanda o apoio da comunidade internacional, um pedido que foi reiterado nas últimas horas pelo próprio governo. Segundo o organismo mundial, 350 mil famílias perderam suas casas, sendo que 120 mil receberam ajuda humanitária em forma de lonas ou assentamentos temporários.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A entidade alerta que 315 mil pessoas ainda estão em áreas remotas e de difícil acesso. Deste total, 75 mil estão inacessíveis até mesmo por ar, faltando duas semanas para a chegada do auxílio.

Os números indicam que 1,5 milhão de mulheres e meninas precisam de atendimento médico específico, entre as quais 138 mil grávidas.

Deslizamento após terremoto é registrado em vídeo no Nepal:

Em matéria de educação, a ONU lembrou que 1 milhão de crianças e adolescentes não poderá voltar às aulas quando as escolas reabrirem no próximo domingo. O terremoto deixou 30 mil salas de aula destruídas e 15 mil danificadas, embora neste último caso com possibilidade de ser reparadas.

Os danos do terremoto foram muito sérios nas escolas de vários distritos do Vale de Katmandu, e em três deles, Gorkha, Sindhupalchok e Nuwakot, a destruição de escolas foi de 90%.

Exército do Nepal acha destroços de helicóptero americano:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade