PUBLICIDADE

Ásia

Oito mortos e milhares de pessoas desalojas após incêndios em Manila

25 dez 2012 - 11h28
Compartilhar

Dois incêndios, um deles em uma favela, causaram a morte de oito pessoas e deixaram milhares de desabrigados nesta terça-feira na capital filipina, informou o corpo de bombeiros.

O primeiro incêndio teve início nesta madrugada em prédios antigos de um bairro no norte de Manila. Sete pessoas morreram, informou Santiago Laguna, chefe dos bombeiros da capital.

Os bombeiros acreditam que o segundo incêndio, em um bairro pobre de San Juan, foi criminoso. Foram relatados distúrbios, durante os quais uma pessoa foi morta, acrescentou a rádio DZBB.

Os habitantes "começaram a tirar as mangueiras de incêndio das mãos dos bombeiros", relatou o oficial.

A multidão enfurecida espancou um homem que não resistiu aos ferimentos. "Acharam que ele era um bombeiro", disse Laguna, acrescentando que dois suspeitos foram presos.

De acordo com este oficial, os moradores estavam furiosos com a demora dos bombeiros e decidiram apagar por conta própria as chamas com as mangueiras.

Mas Santiago Laguna atribuiu o atraso de seus homens aos moradores locais.

"Nossos caminhões tiveram dificuldades para passar pelas ruas estreitas, que foram bloqueadas por carros estacionados", explicou. "Os bombeiros tiveram que arrastar as mangueiras pelas ruas, onde foram atacados".

O incêndio nesta favela deixou cerca de 2.000 famílias sem-teto, aproximadamente 8.000 pessoas.

Um fotógrafo da AFP viu centenas de pessoas desabrigadas, sentadas em duas quadras de basquete nas proximidades.

Até o momento, a causa do primeiro incêndio ainda é desconhecida.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade