PUBLICIDADE

Ásia

Ofensiva contra Al Qaeda mata 4 militares e 7 terroristas no Iêmen

5 jun 2013 - 11h16
Compartilhar

Pelo menos quatro militares do Iêmen e sete supostos membros da Al Qaeda morreram em uma ofensiva iniciada nesta quarta-feira pelo exército iemenita contra essa organização terrorista no sudeste do país.

Uma fonte militar, que pediu o anonimato, disse à Agência Efe que quatro militares morreram - entre eles o comandante que dirigia a operação - e dez ficaram feridos. Além disso, afirmou que entre os terroristas o número de mortos foi superior a dez.

Por outro lado, a agência oficial de notícias "Saba", que citou uma fonte militar, detalhou que sete dirigentes e combatentes da Al Qaeda morreram, e reduziu o número de mortos do exército para um, um tenente-coronel identificado como Galeb al Mansub.

A ofensiva, que também utilizou aviões militares e carros de combate, foi lançada contra as fortificações da Al Qaeda nas regiões de Guil Bauzir e Al Shahr, próximas da cidade de Al Mukala, capital da província de Hadramut no sudeste do país.

Segundo a fonte, os combatentes da Al Qaeda incendiaram três veículos militares, apesar de o exército iemenita ter controlado a situação.

Testemunhas de Guil Bauzir garantiram à Efe que as forças governamentais continuam os bombardeios contra os redutos da Al Qaeda e que há sinais de fumaça em vários lugares da região.

A agência "Saba" explicou que as forças governamentais destruíram vários depósitos de armas e confiscaram uma quantidade indeterminada de explosivos e de motocicletas.

O Ministério do Interior revelou anteriormente que membros da Al Qaeda se mobilizaram nesta região no princípio deste mês devido à presença pequena das forças governamentais.

A atividade da Al Qaeda e de seus grupos simpatizantes aumentou no Iêmen desde a revolta em 2011 contra o regime do então presidente Ali Abdullah Saleh, cuja saída definitiva do poder aconteceu em fevereiro de 2012.

EFE   
Compartilhar
Publicidade