PUBLICIDADE

Ásia

Obama se reúne com famílias de sequestrados por Pyongyang

Presidente americano se reunirá com parentes de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte junto de Shinzo Abe

24 abr 2014 - 03h59
(atualizado às 04h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu colega japonês, Shinzo Abe, se reúnem na tarde desta quinta-feira com familiares de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte para tratar a mediação de Washington nesse assunto de grande relevância para o Japão.

A reunião foi incluída na última hora na agenda da visita de Estado de Obama ao Japão, anunciaram hoje fontes do Executivo japonês. O governo japonês decidiu organizar a reunião após receber, no final de março, um pedido dos familiares de japoneses sequestrados e com o objetivo de buscar o apoio de Washington nesse tema, acrescentaram as mesmas fontes em entrevista à agência Kyodo.

O encontro vai acontecer no Palácio de Convidados de Tóquio e, além dos governantes, terá a presença do representante dos familiares de sequestrados, Shigeo Iizuka, e também de Sakie e Shigeru Yokota, pais de uma japonesa que foi sequestrada há quase três décadas.

Em meados de março, os pais de Megumi Yokota, que foi sequestrada e levada para a Coreia do Norte em 1977 quando tinha 13 anos e que - segundo o regime norte-coreano- se suicidou em 1994, puderam se reunir pela primeira vez com sua neta, de 26 anos e residente no país comunista.

O reencontro foi realizado na Mongólia graças à colaboração entre representantes de Pyongyang e Tóquio que favoreceu a reabertura do diálogo entre os dois países, que não mantêm relações diplomáticas.

O Japão considera que o sequestro de cidadãos é um assunto que impede a normalização das relações bilaterais com o regime de Kim Jong-un. Tóquio afirma que pelo menos 17 japoneses foram sequestrados pela Coreia do Norte entre 1977 e 1983 para ensinar a cultura e o idioma japonês em seus programas de treinamento de espiões.

Até o momento, apenas cinco deles puderam retornar ao Japão e Pyongyang garantiu que o restante morreu ou sequer pisou em solo norte-coreano, uma versão que despertou ceticismo no Executivo japonês.

A reunião de hoje será o primeiro contato direto entre Obama e os familiares dos sequestrados, já que durante a sua visita ao Japão em 2009, o presidente americano apenas convidou alguns deles para assistirem seu discurso em Tóquio, mas não os encontrou.

O presidente anterior, George W. Bush, recebeu um grupo de parentes de sequestrados na Casa Branca em 2006, entre os quais estava Sakie Yokota.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade