PUBLICIDADE

Ásia

Obama joga futebol com robô japonês em Tóquio

Atividade faz parte de visita do presidente americano à Ásia

24 abr 2014 - 09h31
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Barack Obama joga futebol com o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility ou Passo Avançado na Inovação da Mobilidade, em português) no Museu Nacional de Ciência e Inovação, em Tóquio, nesta quinta-feira, 24 de abril</p>
Barack Obama joga futebol com o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility ou Passo Avançado na Inovação da Mobilidade, em português) no Museu Nacional de Ciência e Inovação, em Tóquio, nesta quinta-feira, 24 de abril
Foto: AP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jogou futebol nesta quinta-feira com o famoso robô japonês "Asimo" durante sua visita a um museu de ciência e tecnologia em Tóquio, a primeira parada de sua viagem pela Ásia.

Obama definiu como "bastante impressionante" o passe que o conhecido androide fabricado pela Honda fez com um chute certeiro, mas admitiu que se assustou por o robô se parecer demais com uma pessoa real.

Como parte de sua agenda, o presidente americano também conheceu de perto aspectos tradicionais da cultura e percorreu, junto à embaixadora dos EUA no Japão, Caroline Kennedy, o recinto xintoísta, construído em 1912 em homenagem ao imperador Meiji (bisavô do atual chefe de Estado japonês).

<p>O presidente Barack Obama e o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility ou Passo Avançado na Inovação da Mobilidade, em português) se cumprimentam durante evento no Museu Nacional de Ciência e Inovação, Miraikan, em Tóquio, nesta quinta-feira, 24 de abril</p>
O presidente Barack Obama e o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility ou Passo Avançado na Inovação da Mobilidade, em português) se cumprimentam durante evento no Museu Nacional de Ciência e Inovação, Miraikan, em Tóquio, nesta quinta-feira, 24 de abril
Foto: AP

Depois de ouvir as explicações do sumo sacerdote do santuário, Obama escreveu um desejo sobre uma "ema", uma tabuleta sagrada de madeira, e o pendurou no recinto como manda a tradição xintoísta, que sustenta que as mensagens podem ser assim lidas pelas deidades antes de serem concedidos.

No mesmo espaço aconteceu uma exibição de "yabusame", o arco e flecha a cavalo tradicional do Japão.

O dia do presidente americano em Tóquio terminou com um banquete em sua homenagem realizado no Palácio Imperial. Obama conclui sua visita de Estado ao Japão amanhã, quando partirá para a Coreia do Sul.

Na sexta-feira, Obama viajará para a Malásia e, no domingo, para as Filipinas, para partir de volta a Washington na terça-feira, 29.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade