PUBLICIDADE

Ásia

Nuvem de poluição cobre Pequim e moradores recorrem a "sol artificial"

17 jan 2014 - 09h18
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Telas gigantes com imagens do sol na Praça da Paz Celestial
Telas gigantes com imagens do sol na Praça da Paz Celestial
Foto: Reprodução

A poluição formou uma névoa tão densa sobre a cidade de Pequim que, na quinta-feira, a população sedenta por luz natural convergiu para o único lugar onde poderia ver o sol - ainda que artificialmente: a Praça da Paz Celestial, onde imensas TVs exibiam a imagem do astro nascendo no horizonte.

<p>Parte do problema da polui&ccedil;&atilde;o &eacute; causado&nbsp;pelo uso de carv&atilde;o para gerar energia el&eacute;trica</p>
Parte do problema da poluição é causado pelo uso de carvão para gerar energia elétrica
Foto: AFP

De acordo com o Daily Mail, normalmente, as telas futuristas exibem anúncios destinados a turistas. Mas esta semana, em meio às micropartículas de poeira que impediam identificar mesmo grandes edifícios a poucos metros, o sol artificial ganhou espaço e atraiu a multidão.

Na quinta, o índice de qualidade do ar na capital chinesa atingiu níveis 25 vezes acima do considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os carros tinham que circular com as luzes ligadas em pleno dia e muitos pedestres usavam máscaras para proteger o rosto.

As grandes cidades chinesas foram afetadas por uma forte contaminação nos últimos anos, devido em grande parte às emissões emitidas pela combustão de carvão nas usinas energéticas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade