PUBLICIDADE

Ásia

Número de mortos no Nepal pode chegar a 10 mil, diz premiê

Até agora, o balanço oficial deu 4.349 mortos e mais de sete mil feridos

28 abr 2015 - 07h29
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 4 mil mortes e muitos danos materiais
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 4 mil mortes e muitos danos materiais
Foto: Adnan Abidi / Reuters

O número de mortos devido ao terremoto no Nepal pode chegar a 10 mil, disse o primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, à Reuters, nesta terça-feira, determinando uma intensificação dos esforços de resgate e apelando a outros países por suprimentos e remédios.

"O governo está fazendo tudo que pode para resgate e alívio", disse Koirala em entrevista. "É um desafio e um momento muito difícil para o Nepal", acrescentou.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Uma autoridade do Ministério do Interior informou o último número oficial de mortos em 4.349.

O premiê do Nepal afirmou que o número de mortos pode chegar a mais de 10 mil
O premiê do Nepal afirmou que o número de mortos pode chegar a mais de 10 mil
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Caso o número chegue a 10 mil, seria maior que os 8.500 mortos em um terremoto de 1934, o maior desastre da história do país até o momento.

Koirala estava fora do país quando o terremoto de magnitude 7,9 atingiu o país, no sábado. Ele voltou no domingo. O premiê emitiu ordens para o governo aumentar a coordenação para esforços de resgate e recuperação e falará publicamente nesta terça-feira, informou um assessor.

Pedindo assistência a outros países, Koirala disse que o Nepal precisava de tendas e remédios. Diversas pessoas estão dormindo nas ruas porque suas casas foram destruídas ou podem não suportar as dezenas de tremores que atingiram o país, disse o premiê.

Turistas tentam deixar Nepal após terremotos:

"O governo precisa de tendas e muitos remédios. Pessoas estão dormindo em campos e sob a chuva... existem mais de 7 mil pessoas feridas. O tratamento e reabilitação serão um grande desafio", disse Koirala.

Sobre o terremoto

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) provocou mais de 4 mil mortes e muitos danos materiais, causando também avalanches que soterraram acampamentos de alpinistas no Everest. O tremor, que teve seu epicentro a cerca de 80 quilômetros de Catmandu, ocorreu por volta do meio-dia local (03h11 de Brasília) e durou entre 30 segundos e dois minutos.

Na capital nepalesa, o terremoto derrubou edifícios, especialmente os antigos, incluindo templos e monumentos. A torre Dharahara, uma importante atração turística, se transformou em escombros. Os efeitos do tremor chegaram até as montanhas do Himalaia e também na Índia e na China, onde provocaram a queda de edifícios e a morte de dezenas de pessoas, de acordo com autoridades locais. Foram registradas diversas réplicas do terremoto, entre 4,2 e 6,7 graus.

Cruz Vermelha envia ajuda ao Nepal após terremoto:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade