PUBLICIDADE

Ásia

Número de desertores norte-coreanos aumenta pela 1ª vez desde 2009

21 jul 2013 - 03h49
(atualizado às 03h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de desertores da Coreia do Norte que busca refúgio na Coreia do Sul subiu na primeira metade deste ano, o que rompe a tendência de queda iniciada em 2009, segundo dados do governo de Seul divulgados neste domingo.

Um total de 717 desertores chegou à Coreia do Sul nos primeiros seis meses de 2013, comparado com os 710 de 2012, de acordo com as estatísticas do Ministério da Unificação sul-coreano.

O número de norte-coreanos que abandonaram seu país para viver no Sul chegou a alcançar 2.929 em 2009, mas desde então foi diminuindo consideravelmente.

No ano passado um total de 1.508 norte-coreanos fugiu para a Coreia do Sul, algo mais da metade dos 2.706 que o fez em 2011, devido principalmente ao reforço da segurança na militarizada fronteira com o Norte.

Segundo os últimos dados, foi no segundo trimestre que o número de desertores começou a subir, algo que segundo funcionários do Ministério da Unificação se deve a que normalmente as tentativas de sair do país vizinho aumentam durante os meses com melhor tempo.

Alguns analistas consultados pela agência "Yonhap" assinalaram que o aumento de desertores que se dirigem à Coreia do Sul se deve à recente deportação de nove jovens norte-coreanos detidos no Laos, o que fez com que se comece a descartar este país como via de saída.

A deportação de refugiados por parte do Laos, país governado por um Partido Comunista único da mesma forma que China e Coreia do Norte, era um fato incomum, já que geralmente os fugitivos norte-coreanos conseguiam solicitar asilo na Coreia do Sul após chegar a sua embaixada na capital laosiana, Vientiane.

Atualmente, 24.934 desertores do Norte vivem na Coreia do Sul, onde são reconhecidos como refugiados, recebem asilo político e ajuda econômica.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade