PUBLICIDADE

Ásia

Novo terremoto atinge o Nepal e provoca dezenas de mortes

Tremor ocorre menos de um mês após o maior terremoto em 80 anos no país, que deixou mais de 8 mil mortos

12 mai 2015 - 05h38
(atualizado às 13h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo terremoto atingiu o Nepal nesta terça, em área já devastada pelo tremor anterior
Novo terremoto atingiu o Nepal nesta terça, em área já devastada pelo tremor anterior
Foto: AP

O terremoto desta terça-feira no Nepal deixou pelo menos 57 mortos e 1.129 feridos, grande parte deles no distrito de Dolakha, a noroeste de Katmandu, informaram fontes oficiais. Segundo o Ministério do Interior, 34 pessoas morreram nesse distrito vizinho de Sindhupalchok, que foi o mais atingido pelo violento tremor que provocou uma catástrofe no país no dia 25 de abril, deixando mais de 8 mil mortos.

Dezenas de edifícios de Katmandu e outras cidades do vale homônimo que tinham ficado abalados por aquele terremoto acabaram hoje derrubados pelo efeito do novo tremor, de magnitude 7,3, que foi seguido de 11 réplicas de 4,2 a 6,3 graus.

Milhares de pessoas foram às ruas em Katmandu após o novo terremoto, voltando a ocupar espaços abertos em ruas e parques, vários deles ainda com acampamentos de deslocados que ficaram sem casa após o primeiro abalo sísmico. O Nepal ainda tenta se recuperar desse terremoto, que deixou 17.800 feridos e danificou centenas de milhares de imóveis, além de destruir boa parte do patrimônio histórico nepalês.

As autoridades, em colaboração com organizações internacionais, tentam há vários dias levar alimentos e remédios a famílias em diferentes regiões do vale de Katmandu, onde houve o maior número de vítimas até o momento.

O tremor do dia 25 foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década, desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.

Novo terremoto deixa mortos e causa pânico no Nepal:

Tragédia

O Nepal ainda tenta se recuperar do terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o país no dia 25 de abril, deixando mais de 8 mil mortos, mais de 15 mil feridos e dezenas de milhares de casas danificadas.

As autoridades do Nepal, em colaboração com organizações internacionais, tentam levar ajuda às famílias nas regiões do Vale de Katmandu, onde a maior parte das vítimas foram contabilizadas até o momento, além de fazer com que alimentos e apoio médico cheguem aos locais mais afastados.

O terremoto de 25 de abril foi o de maior magnitude a sacudir o Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década. Em 2005, outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na região da Caxemira.

Com informações das agências Efe e Reuters.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade