PUBLICIDADE

Ásia

Novo incêndio é localizado em fábrica chinesa atingida por explosão

7 abr 2015 - 12h11
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo foco de fogo foi localizado na fábrica de produtos químicos do leste da China onde ocorreu uma explosão e um incêndio na tarde de domingo e que foi declarado extinto na manhã desta terça-feira.

Segundo informa a rede estatal "CFTV", as chamas voltaram a aparecer na fábrica de produtos químicos "Dragon Aromatics", na cidade de Zhangzhou (província oriental de Fujian), depois que os bombeiros extinguiram o fogo, e alcançam os cem metros de altura.

A equipe de bombeiros que estava abandonando o lugar, após uma noite sem dormir combatendo o anterior incêndio, teve que voltar à fábrica, indica esse meio oficial.

A explosão na fábrica, a segunda desde que foi aberta, fez com que as autoridades decretassem hoje um alerta químico na zona, apesar de especialistas transferidos ao local assegurarem que não há rastros de fugas químicas nas localidades próximas à fábrica.

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas na explosão, ocorrida por volta das 19h de domingo (8h, em Brasília), de acordo com os últimos dados das autoridades.

As primeiras investigações apontam que a explosão aconteceu em consequência de um incêndio em uma instalação de xileno por um vazamento de petróleo, assinala a CFTV.

O departamento de bombeiros da província de Zhangzhou assinalou em seu microblog que uma substância química tóxica sofreu uma fuga e que um número indeterminado de pessoas ficaram feridos por cristais em consequência da explosão, que as autoridades atualmente cifram em seis.

Anteriormente, a imprensa local tinham aumentado o número para pelo menos 14 feridos, dois deles em estado grave, enquanto a televisão estatal afirmou que cinco ficaram feridos.

Este mesmo meio disse que vários médicos e 120 agentes ambientais foram desdobrados na zona da explosão com equipamentos de proteção.

A fábrica, que também sofreu uma explosão em julho de 2013 (embora não houve vítimas e nem fugas químicas), é propriedade do grupo petroquímico taiuanês Xianglu, um importante produtor de paraxileno.

O paraxileno -um produto químico utilizado na fabricação de roupa de poliéster e garrafas de plástico- é perigoso se for inalado ou se for absorvido pela pele, e pode causar danos em órgãos abdominais e no sistema nervoso.

A princípio, a fábrica ia ser construída na cidade litorânea de Xiamen, também situada na mesma província, mas a companhia decidiu mudar a localização após um grande protesto em 2007.

Os residentes próximos à fábrica foram evacuados a um lugar 18 quilômetros distante da explosão, segundo disseram várias testemunhas aos meios de comunicação locais.

A fábrica era propriedade do magnata taiuanês Chen Yu-hao, que foi acusado em 2003 por suposto desvio de US$ 2,26 bilhões e fugiu para China continental para estabelecer a fábrica, segundo informou a Agência Central de Notícias de Taiwan.

As fábricas de produtos químicos na China são motivo frequente de queixa por parte da população, que denuncia, às vezes mediante grandes protestos que paralisaram projetos, a emissão de gases tóxicos e a falta de segurança nas mesmas

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade