PUBLICIDADE

Ásia

Novas inundações causam ao menos 10 mortes no norte da Índia

15 ago 2013 - 03h04
(atualizado às 03h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos dez pessoas, entre elas quatro crianças, morreram por causa das inundações na região de Jammu, no norte da Índia, onde chove de forma torrencial durante as últimas 48 horas, informou nesta quinta-feira uma fonte oficial.

As inundações, que afetaram principalmente as regiões de Gül e Mahore, também deixaram milhares desabrigados, segundo um membro da administração local citado pela agência local Ians.

O funcionário acrescentou que seis pessoas morreram ao serem arrastadas pelas correntezas, enquanto os outros quatro teriam morrido após o desabamento de suas casas, já que as chuvas destroem várias infraestruturas e imóveis.

As equipes de resgate conseguiram salvar outras 24 pessoas que haviam sido arrastadas pelas águas, sendo que aproximadamente 200 famílias tiveram que ser levadas para zonas seguras em distritos próximos.

Tanto a via de trem que une a cidade de Jammu com Udhampur, mais ao norte, como a rodovia que chega até Srinagar, a outra cidade capital da região, foram fechadas.

Jammu é a capital de inverno da parte indiana da Caxemira, uma região histórica que está em disputa entre a Índia e Paquistão desde a criação de ambos os países após a descolonização britânica, em 1947.

As chuvas se mostraram especialmente mortíferas neste ano no norte da Índia, especialmente no Estado de Uttarakhand, e provocaram terríveis inundações no último mês de junho, quando mais de 6,5 mil morreram na região citada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade