PUBLICIDADE

Ásia

Neto de Truman presta homenagem a vítimas de Hiroshima

4 ago 2012 - 02h11
(atualizado às 03h23)
Compartilhar

O neto do ex-presidente americano Harry S. Truman, que em 1945 ordenou o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, prestou neste sábado uma homenagem nesta cidade às vítimas daquele ataque, que na próxima segunda-feira completará 67 anos.

Clifton Truman Daniel, de 55 anos, viajou ao Japão convidado por uma ONG
Clifton Truman Daniel, de 55 anos, viajou ao Japão convidado por uma ONG
Foto: EFE

Clifton Truman Daniel, de 55 anos, viajou ao Japão convidado por uma ONG a fim de assistir às cerimônias que lembrarão o aniversário do lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto, informou a agência de notícias Kyodo.

O neto mais velho do presidente Truman rezou pelas vítimas no Parque Memorial para a Paz, em Hiroshima, que ocupa a esplanada deixada pela detonação da bomba de urânio Little Boy.

Segundo os cálculos atuais, Hiroshima contava então com 350 mil habitantes, dos quais 80 mil morreram instantaneamente. No fim de 1945, o número de mortos já chegava a 140 mil, embora as vítimas pela radiação nos anos posteriores tenham sido muitas mais.

Antes de viajar a Hiroshima, o neto de Truman se reuniu em Tóquio com sete sobreviventes do ataque nessa cidade e em Nagasaki, que lhe relataram sua experiência e os problemas de saúde de que padeceram posteriormente por causa da radioatividade.

Truman Daniel assinalou a importância que tem para sua família "entender o que aconteceu" e as "consequências totais" das decisões que seu avô tomou.

O neto de Truman viaja acompanhado do neto de Jacob Beser, um oficial militar especialista em radares que foi o único a participar tanto da missão atômica de Hiroshima como da de Nagasaki.

O Japão lembrará o 62º aniversário dos dois ataques na próxima semana em meio ao debate sobre a energia nuclear após o acidente na central atômica de Fukushima, que mantém mais de 50 mil pessoas deslocadas por causa da radioatividade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade