PUBLICIDADE

Ásia

Nepaleses retornam ao epicentro do terremoto para reconstrução

22 mai 2015 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários

Vestido com um velho uniforme do Exército britânico do irmão, Mohan Ghale está reconstruindo pedra por pedra a casa de sua mãe, depois de voltar para a aldeia de Barpak, no alto do Himalaia, devastada pelo terremoto do mês passado.

Vítima do terremoto carregando pedaços de madeira nos escombros de uma casa no vilarejo de Barpak.   21/05/2015
Vítima do terremoto carregando pedaços de madeira nos escombros de uma casa no vilarejo de Barpak. 21/05/2015
Foto: Navesh Chitrakar / Reuters

Ghale vinha trabalhando como encanador na capital nepalesa, Katmandu, mas com seu irmão no exterior e o pai num emprego longe da aldeia, coube a ele refazer a casa da família no epicentro do terremoto de magnitude 7,8 que matou 8.633 pessoas em todo o país.

"Eu voltei para reconstruir e para ajudar a minha mãe. Eu tinha de vir", disse Ghale, de 30 anos, que adiou a oferta de um emprego no Japão para retornar aos escombros de sua casa de infância.

Ghale é um dos dezenas de milhares de nepaleses que voltaram para aldeias remotas para ajudar na reconstrução, incluindo muitos dos mais de 2,2 milhões que vivem no exterior.

Na estrada de terra reaberta ao tráfego, num tortuoso trajeto de 60 quilômetros de subida até a casa de Ghale  (a 1.900- metros de altura), uma aldeia após outra se  encontra em ruínas nas montanhas cobertas de vegetação. Aqui, na região pouco povoada de Gorkha, 440 pessoas morreram no pior desastre natural do país.

Mulheres estão removendo escombros para recuperar pertences, os homens consertam telhados de ferro improvisados, antes das chuvas de monções, e o Exército está construindo uma escola em Barpak para substituir o esqueleto que restou do antigo edifício.

Cerca de meio milhão de casas foram destruídas no Nepal no terremoto de 25 de Abril terremoto, seguido por vários tremores secundários.

(Reportagem adicional de Gopal Sharma em Katmandu)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade