PUBLICIDADE

Ásia

Nepal adota medidas para proteger crianças de traficantes de pessoas após terremoto

26 mai 2015 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários

O Nepal proibiu nesta terça-feira que crianças viajem sem os pais ou tutores legais, em uma iniciativa sem precedentes para combater os traficantes de seres humanos que as autoridades temem estejam de olho em famílias vulneráveis após o devastador terremoto do mês passado.

Crianças nepaleses perto de abrigo após o terremoto de 25 de abril. 09/05/2015
Crianças nepaleses perto de abrigo após o terremoto de 25 de abril. 09/05/2015
Foto: Athit Perawongmetha / Reuters

Centenas de milhares de famílias perderam suas casas no Nepal após dois grandes terremotos atingirem o país, em 25 de abril e 12 de maio, matando mais de 8.600 pessoas. Grupos de defesa dos direitos humanos temem que traficantes de pessoas estejam se aproveitando do caos.

Crianças menores de 16 anos não serão autorizadas a viajar para fora do distrito onde residem sem a companhia de um dos pais ou outro adulto aprovado pelo Conselho de Bem-Estar Infantil local, disse um alto funcionário.

"Se estranhos forem encontrados viajando com crianças, ficarão sob a vigilância de polícia", disse Radhika Aryal, do Ministério de Mulheres, Crianças e Bem-Estar Social, na capital, Katmandu. "Todos os funcionários distritais e unidades policiais em todo o país foram orientados a permanecer em alerta máximo sobre esse assunto."

A adoção de crianças por estrangeiros também não será permitido nos próximos três meses, disse Kiran Rupakheti, do mesmo ministério.

As medidas cautelares foram decretadas uma semana depois de dezenas de crianças de áreas atingidas pelo terremoto terem sido encontradas viajando com estranhos em circunstâncias suspeitas, disseram autoridades. A polícia prendeu dois adultos indianos e três nepaleses que estavam com 11 crianças, entre 10 e 12 anos, no trajeto de Dolakha para Katmandu, sem os documentos necessários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade