PUBLICIDADE

Ásia

Navio à deriva é alcançado por rebocadores e levado até ilhas

28 fev 2012 - 17h22
(atualizado às 18h01)
Compartilhar

Dois rebocadores conseguiram chegar nesta terça-feira até o cruzeiro Costa Allegra e o acompanham em direção às ilhas Seychelles, depois de o navio ter ficado à deriva na segunda-feira a mais de 200 milhas ao sudoeste deste arquipélago do oceano Índico por um incêndio registrado na sala de máquinas. Segundo informa em comunicado a proprietária da embarcação, a Costa Cruzeiros, às 8h30 no horário de Brasília nesta terça-feira dois rebocadores conseguiram alcançar o navio para realizar a tarefa de apoio ao pesqueiro francês em direção à ilha de Mahé, nas Seychelles.

Navio Costa Allegra guiado por rebocadores após ter ficado à deriva a mais de 200 milhas das Ilhas Seychelles
Navio Costa Allegra guiado por rebocadores após ter ficado à deriva a mais de 200 milhas das Ilhas Seychelles
Foto: Reuters

A estes três navios que ajudam o cruzeiro, que ficou à deriva na segunda-feira após ser registrado um incêndio pouco depois das 6h30 no horário de Brasília, se somou nesta terça-feira um segundo navio de pesca. "Com a atual velocidade e condições meteorológicas estáveis, o Costa Allegra poderia inclusive antecipar sua chegada a Mahé para o começo da manhã" desta quinta-feira, explica a Costa Cruzeiros, proprietária também do navio que encalhou no dia 13 de janeiro no litoral da ilha italiana de Giglio.

Na quarta-feira está prevista a chegada de um helicóptero para fornecer ao "Costa Allegra" cerca de 400 lanternas e pão, já que a bordo, sem energia elétrica, não é possível produzir este alimento de primeira necessidade. "Além disso, graças à chegada de um pequeno gerador levado por um navio da marinha militar presente no local para a assistência, está sendo feito o possível para tornar mais confortável a situação a bordo e assim poder reativar de modo intermitente algum dispositivo", diz a nota.

De acordo com a Costa Cruzeiros, a "leve brisa" que sopra na velocidade do navio graças a seu reboque "ajuda a tornar a situação mais suportável", e para assistir aos ocupantes em sua chegada às Seychelles, se encontra já em Mahé uma equipe de 14 pessoas da empresa. Este grupo de assistência, do qual oito pessoas subirão na quarta-feira a bordo do "Costa Allegra" para se reunir com os 636 passageiros (entre eles 2 brasileiros), garantirá que eles possam se alojar em hotéis das Seychelles e uma "eficiente organização" para o retorno a seu destino final.

O incêndio no Costa Allegra, com oito pontes e 399 camarotes, aconteceu um mês e meio depois do naufrágio do "Costa Concordia", também propriedade da Costa Cruzeiros, que aconteceu no litoral da ilha italiana de Giglio, e deixou um balanço de 25 mortos e sete desaparecidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade