PUBLICIDADE

Ásia

Naufrágio deixa 36 mortos e 26 desaparecidos nas Filipinas

2 jul 2015 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 36 pessoas morreram e outras 26 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação nas águas em frente ao porto de Ormoc, na região central das Filipinas, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Ao todo, 127 pessoas foram resgatadas da embarcação que transportava 173 passageiros e 16 tripulantes, segundo dados do serviço de guarda-costeira citados pela rede de televisão "ABS-CBN".

O chefe do serviço de Visayas Oriental, o capitão Pedro Tinampay, declarou a outra emissora local que a embarcação não estava sobrecarregada porque tinha capacidade para 178 passageiros.

De acordo com um dos sobreviventes mencionados pela imprensa local, a embarcação estava carregada de centenas de sacos de cimento e arroz.

A embarcação MV Kim Nirvana-B seguia rumo à ilha de Camotes, cerca de 40 quilômetros ao sudoeste de Ormoc, quando se deparou com grandes ondas e naufragou a cem metros do porto de partida.

A agência meteorológica das Filipinas, PAGASA, alertou nesta quinta-feira aos pescadores sobre o perigo de sair para trabalhar na região de Visayas Oriental, onde fica Ormoc, devido à tempestade tropical Egay, com muita chuva e ventos de até 45 km/h.

As autoridades continuam com os trabalhos de resgate, embora as condições meteorológicas compliquem as operações, informou a emissora de televisão local "ANC".

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, por descumprimento das normas de segurança, pela defeituosa manutenção dos equipamentos ou sobrecarga.

O acidente mais grave na história da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade