PUBLICIDADE

Ásia

Naufrágio de barco na Indonésia pode ter matado 60 pessoas

23 jul 2013 - 21h52
(atualizado às 21h54)
Compartilhar

Um barco que transportava 170 pessoas, que provavelmente pediriam asilo na Austrália, afundou na costa sul da Indonésia, provocando o desaparecimento ou a morte de 60 delas, afirmou a mídia australiana na quarta-feira (horário local).

O mais recente acidente no mar ocorreu menos de uma semana depois que a Austrália fechou suas portas a eventuais refugiados ao assinar um acordo para enviar todos os barcos para Papua Nova Guiné para avaliação.

Cerca de 170 pessoas estavam a bordo do barco, que naufragou em meio ao mar revolto na noite desta terça-feira, afirmou o News Ltd. Mais de 100 pessoas, a maioria de Irã e Sri Lanka, foram resgatadas por pescadores na região durante a noite, disse.

A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália (AMSA) confirmou que uma operação de resgate estava em andamento, sem fornecer mais informações.

"As autoridades indonésias estão coordenando o resgate. A AMSA não está envolvida nesta fase", disse uma porta-voz da AMSA.

A Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas) não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

A política para refugiados e a imigração são questões delicadas na Austrália, especialmente com a proximidade das eleições.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, anunciou novas medidas para conter o que tem sido descrito como um aumento dramático no número de barcos de refugiados que se aventuram em um trajeto perigoso desde a Indonésia.

Mais de 15 mil imigrantes chegaram de barco em território australiano para pedir asilo neste ano, iniciando um acalorado debate sobre a política para refugiados e levando a oposição a acusar o governo trabalhista de ser branco demais na proteção das fronteiras.

Esse número, no entanto, é pequeno em comparação às chegadas de refugiados em outras partes do mundo, e a nova política foi condenada por grupos de direitos humanos.

(Reportagem de Maggie Lu Yueyang)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade