PUBLICIDADE

Ásia

Nasa sofre boicote após se recusar a receber cientistas chineses

8 out 2013 - 21h11
Compartilhar

Astrofísicos americanos decidiram boicotar uma importante conferência de astronomia da Nasa, em novembro, para protestar contra sua decisão de impedir a participação de pesquisadores chineses, justificado por razões de segurança nacional.

Esta decisão, inicialmente revelada pela imprensa britânica, foi confirmada à AFP por Geoff Marcy, professor de astronomia da Universidade da Califórnia em Berkeley.

Marcy, um dos iniciadores do boicote, disse que em sua opinião, a exclusão dos cientistas chineses é "totalmente vergonhosa e contrária à ética".

"Não posso participar por razões de consciência em uma conferência que discrimina, como esta faz", escreveu em mensagem eletrônica endereçada aos organizadores do colóquio sobre descobertas de exoplanetas com o telescópio americano Kepler.

"Esta conferência trata de planetas que estão a bilhões de km, com nenhum aspecto vinculado à segurança nacional", acrescentou.

A Nasa rejeitou os pedidos de participação de cientistas chineses nesta conferência, que será realizada entre 4 e 8 de novembro, em uma instalação da Nasa em Mountain View, Califórnia, sobre a base de uma lei aprovada em março pelo Congresso, que proíbe a qualquer cidadão chinês em uma instalação da agência espacial.

A agência espacial americana "não pode fazer outra coisa", explicou à AFP John Logsdon, ex-diretor do Space Policy Institute de Washington e membro atual do comitê consultivo da Nasa.

As restrições estão incluídas em uma lei aprovada em 2011 e promulgada pelo presidente Barack Obama, que impede que recursos da Nasa sejam empregados para colaborar com a China ou para receber visitantes chineses nas instalações da agência espacial.

No entanto, o redator da lei, o legislador republicano Frank Wolf, explicou esta terça em carta aberta o chefe da Nasa, Charles Bolden, que a agência espacial havia "mal interpretado" o texto legal, que "não impõe nenhuma restrição sobre as atividades de cidadãos chineses, a menos que sejam representantes oficia do governo".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade