PUBLICIDADE

Ásia

“Mullah Radio”: conheça o líder talibã no Paquistão

A maioria que Fazlullah faz isso só moralmente, mas alguns pegaram em armas depois de ser inspirados por seus sermões na rádio FM

18 dez 2014 - 12h13
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Fazlullah aparece como figura carismática, mais interessado em publicidade do que no combate
Fazlullah aparece como figura carismática, mais interessado em publicidade do que no combate
Foto: The Independent / Reprodução

O homem responsável pelo ataque em 2012 à ativista paquistanesa Malala e também pelo massacre em uma escola militar de Peshawar nesta terça-feira vive entre as montanhas de Swat, uma província ao noroeste do país. Conhecido por “Mullah Radio”, o líder extremista tem programa de rádio no qual divulga suas mensagens antiocidentais, antitecnológicas, antivacinação e superconservadoras – aparecendo mais do que qualquer outro líder de grupos rebeldes. As informações são do The Independent.

Mullah Radio nasceu em uma zona rural do país, sendo chamado Fazle Hayat; porém, mudou seu nome para Maulana Fazlullah, assim que assumiu o canal de rádio, em 2004. Bastante popular em Swat, seus programas reclamam a necessidade urgente da jihad e condena a educação de mulheres. O líder é tão poderoso que muitas ouvintes chegam a doar joias para apoiar suas causas.

A ambição e extremismo de Fazlullah são tão grandes que assustam. O jornalista da The New York Times Magazine, Nicholas Schmidle, foi até a rádio no ano de 2007 para encontrá-lo e, na época, escreveu: “Ele está totalmente fora de controle. Sua ambição ultrapassa a criação de um estado islâmico em Swat”.

E tais ambições já começaram a tomar forma, conforme presenciamos nesta terça-feira, no ataque à escola que deixou ao menos 141 mortos, pensado por ninguém menos que o terrorista apresentador de programas de rádio.

Dentro da lógica de “Mullah Radio”, os assassinatos foram uma resposta a uma ofensiva militar recente sobre as atividades do Talibã, que reafirmaram a capacidade do grupo islâmico de provocar o caos. Mas, os assassinatos também refletem o desejo de Fazlullah de acabar com as chances das mulheres terem educação.

Ao contrário de outros líderes, Fazlullah mostra a cara, não tendo, por exemplo, a mística do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, que raramente faz aparições públicas e veste máscaras na presença de subordinados.

Ele também não tem o olhar assustador do líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, que sorri ao falar sobre as abominações do seu grupo. Em vez disso, segundo o repórter Schmidle, Fazlullah aparece como figura carismática, mais interessado em publicidade do que no combate.

Porém, o ataque à escola militar nesta terça não foi exatamente a primeira “grande obra” do líder paquistanês: a tentativa de assassinato de Malala Yousafzai também teria sido incentivada por ele, que tanto luta contra a educação de meninas (principal luta da ativista vencedora do Prêmio Nobel da Paz este ano).

Segundo a publicação, a maioria que apoia Fazlullah faz isso só moralmente, mas alguns pegaram em armas depois de ser inspirados por seus sermões na rádio FM e muitos desses recrutas são os jovens pobres, analfabetos e desempregados.

Após massacre, BBC visita escola no Paquistão:
Malala diz que povo do Paquistão está com "coração partido":

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade