PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Motim e incêndio durante fuga deixam 5 mortos em prisão da Indonésia

12 jul 2013 - 02h16
(atualizado às 06h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos cinco pessoas morreram durante um motim registrado em uma prisão da Ilha da Sumatra, ao oeste da Indonésia, no qual 200 presos conseguiram fugir após terem ateado fogo na penitenciária, informaram nesta sexta-feira as autoridades locais. O Exército local anunciou que reestabeleceu o controle da prisão.

Entre as vítimas há três presos e dois funcionários da prisão, que morreram por causa do incêndio provocado pelos detentos, indicou à imprensa local Heru Prakoso, porta-voz da polícia de Sumatra, que ressaltou que os agentes de segurança seguem em busca dos presos que conseguiram fugir na noite de ontem.

O fogo foi provocado pelos presos da penitenciária de Tanjung Gusta em Medan, a capital da província de Sumatra do Norte, em protesto pelos constantes cortes de água e eletricidade, indicou o jornal The Jakarta Post.

O porta-voz nacional da polícia, Ronny F. Sompie, afirmou que a polícia local e provincial já se encontra nos arredores da prisão para tentar localizar os fugitivos. "Estamos centrados em capturar os presos. A brigada móvel da polícia de Sumatra do Norte, unidades de resposta rápida e unidades de inteligência já estão na zona", declarou Sompie.

De acordo com o porta-voz, embora tenha capacidade para comportar 1.054 presos, a prisão de Tanjung Gusta atualmente acomoda 2,6 mil presos, mais que o dobro de sua capacidade, dos quais 12 cumprem pena por crimes de terrorismo.

O chefe da polícia de Sumatra do Norte, Syarief Gunawan, afirmou ao portal Tribunnews que os agentes já conseguiram recapturar 10 presos, sendo que um deles estaria entre os presos condenados por terrorismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade