PUBLICIDADE

Ásia

Morre na China mais uma vítima do vírus H7N9; total chega a 32

9 mai 2013 - 11h46
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem de 56 anos morreu nesta quinta-feira por causa do vírus da gripe aviária H7N9 na província chinesa de Henan, o que eleva o número de falecidos por este novo tipo de vírus a 32 em todo o país, de um total de 129 contagiados, informaram as autoridades.

A vítima mais recente é um homem de sobrenome Cui e procedente de Zhengzhou, capital da província, que teve o vírus diagnosticado há duas semanas, relata um comunicado do Departamento de Saúde provincial recolhido pela agência oficial Xinhua.

Cui - explica o comunicado - passou uma semana com febre antes de ser atendido em estado crítico no hospital, onde a equipe médica não conseguiu salvar sua vida devido às outras doenças que padecia, como hipertensão, e ao sofrer um posterior infarto cerebral.

O homem não havia tido contato com aves, apesar de terem sido encontradas gaiolas nos corredores do prédio em que vivia.

Em Henan, foram registrados quatro contágios do total de vítimas em todo o país, e os outros três se recuperaram.

Na terça-feira as autoridades informaram sobre a morte de outras quatro pessoas pelo H7N9 e de dois novos contágios nas províncias orientais de Jiangsu e Zhejiang, e outra na interior de Anhui.

A Organização Mundial da Saúde, que enviou analistas à China para estudar a doença no mês passado, informou que embora 40% dos infectados não tenham tido contato com aves, "não há evidências de que o vírus seja transmitido entre humanos".

Além disso, a organização acrescentou que por enquanto não há provas de nenhum contágio pelo consumo de ovos ou carne de aves.

Até o momento, a maioria dos casos das vítimas do vírus está no leste da China, e 42 pessoas já se recuperaram.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade