PUBLICIDADE

Ásia

Monte Aso, um dos maiores vulcões do Japão, entra em erupção

Situado na cidade de Kumamoto, no sudoeste do país, o vulcão conta com cinco picos e uma altura máxima de 1.592 metros

14 set 2015 - 02h41
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem tirada de um vídeo registrado pela Agência Meteorológica do Japão
Imagem tirada de um vídeo registrado pela Agência Meteorológica do Japão
Foto: EPA/JAPAN METEOROGICAL AGENCY / EFE

O monte Aso, o vulcão ativo mais extenso do Japão, situado em uma região pouco habitada a sudoeste do país, entrou nesta segunda-feira (14) em erupção e causou a evacuação de 30 pessoas e o desvio de vários voos, informaram as autoridades locais.

Siga Terra Notícias no Twitter

O vulcão começou a cuspir fumaça e cinzas por volta das 9h43 (horário local, 21h43 de domingo em Brasília), segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA), que declarou o nível 3 de alerta e recomendou que ninguém se aproxime a um raio de dois quilômetros.

Trinta pessoas, entre praticantes de caminhada e funcionários dos serviços de restauração e transporte da região do monte Aso, foram retiradas pelas autoridades locais, segundo informou a emissora estatal NHK.

A JMA adverte do risco de queda de rochas lançadas pelo vulcão e das emanações de gases tóxicos, embora, por enquanto, não tenha havido feridos nem danos destacáveis, segundo o mesmo meio.

Situado na cidade de Kumamoto (ilha de Kyushu, sudoeste do Japão) cerca de 1.000 quilômetros a sudoeste de Tóquio, o monte Aso conta com cinco picos, uma altura máxima de 1.592 metros e uma caldeira que o transformam no vulcão ativo mais extenso do Japão e em um dos maiores do mundo.

Vulcão entra em erupção inesperadamente em ilha japonesa:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade