PUBLICIDADE

Ásia

Mísseis norte-coreanos são retirados de local de lançamento, dizem EUA

Autoridades americanas confirmaram à Agência Reuters que os dois mísseis foram removidos

6 mai 2013 - 19h10
(atualizado às 21h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte retirou dois mísseis Musudan que estavam prontos para serem disparados de uma plataforma de lançamento, movendo os projéteis de suas posições na costa leste do país, disseram a agências internacionais autoridades americanas nesta segunda-feira, após semanas de preocupação com um possível teste.

Os Estados Unidos não acreditavam que os mísseis haviam sido movidos para um local de lançamento alternativo, mas que estavam em uma área sem operação, disse uma das autoridades, que não deu mais detalhes.

Para dois oficiais, o movimento da Coreia do Norte significa que não há mais uma ameaça iminente de lançamento, já que Pyongyang teria de fazer novos preparativos para recuperar seu status de "pronto para disparo".

Em meio às ameaças e à retórica belicosa da Coreia de Norte, dois mísseis Mussudan foram deslocados para a costa leste, no momento em que os EUA e seus aliados Japão e Coreia do Sul se prepararam para um possível lançamento-teste por conta das celebrações nacionais de 15 de abril.

Japão e Coreia do Sul avançaram suas defesas antimísseis, enquanto Washington enviou para a região dois destróieres equipados com armamentos antimísseis e um poderoso radar.

O porta-voz do Pentágono, George Little, observou uma mudança no discurso da Coreia do Norte e disse aos repórteres nesta segunda que a "pausa nas provocações" foi um desenvolvimento positivo.

Um míssil Mussudan tem alcance estimado entre 640 e 5.630 quilômetros, de acordo com oficiais militares. O Pentágono afirma que a Coreia do Norte dispõe de algumas centenas de mísseis de curto e médio alcance, que poderiam alcançar o Japão, ou a Coreia do Sul.

Com informações das agências Reuters e AFP.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade