PUBLICIDADE

Ásia

Milhares de pessoas são retiradas após erupção de vulcão na Indonésia

24 out 2013 - 09h28
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 3 mil pessoas foram evacuadas das cidades e aldeias próximas ao monte Sinabung, no noroeste da Indonésia, depois que uma das crateras cuspiu nesta quinta-feira nuvens de fumaça e cinza vulcânica a 3 mil metros de altura.

"Tanto moradores como visitantes, incluindo turistas, foram advertidos para que não subam à montanha ou façam qualquer atividade em um raio de dois quilômetros da cratera", disse o porta-voz da Agência Nacional para o Combate aos Desastres, Sutopo Purwo, segundo o jornal Jakarta Globe.

O centro indonésio que registra as atividades vulcânicas informou que nesta madrugada houve duas erupções e lembrou que a atividade vulcânica da região aumentou progressivamente desde 2010.

Os moradores dos três cidades, Sukamerian, Bekerah e Simacem, localizadas na ilha de Sumatra, foram evacuados para prevenir a "exposição à cinza vulcânica", relatou Sutopo.

Na quarta e na quinta-feira da semana passada outra série de erupções na região obrigou as autoridades locais a retirarem mais de 15 mil pessoas, e não houve vítimas mortas.

Uma nova cratera se formou perto das montanhas de Lau Kawar com as erupções do último dia 15, apontou o centro indonésio.

A Indonésia fica no Cículo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria com pouca magnitude.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade