PUBLICIDADE

Ásia

Mianmar: violência sectária deixa dezenas de edifícios incendiados

29 mai 2013 - 05h37
(atualizado às 05h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de edifícios, entre eles uma mesquita e um orfanato, foram incendiados após a explosão de uma novo surto de violência sectária entre budistas e muçulmanos no nordeste de Mianmar, informou nesta quarta-feira hoje a imprensa local.

As autoridades birmanesas impuseram o toque de recolher ontem à noite na cidade de Lashio, capital do estado de Shan, e desdobraram soldados militares para controlar os grupos de budistas que se dirigiam aos bairros de maioria muçulmana.

Segundo o chefe da polícia de Lashio, em declarações à rádio estatal, não houve o registro de vítimas durante os incidentes, enquanto nesta manhã a situação já estava sob controle.

Em comunicado, o governo de Mianmar condenou as ações violentas e fez uma chamada à população manter a calma.

Os distúrbios foram iniciados após o ataque de um homem muçulmano contra uma mulher budista, à qual ateou fogo.

Segundo a imprensa local, a vítima, de 24 anos, sofreu queimaduras no peito, costas e mãos, embora sua situação seja estável atualmente.

Após a concentração de dezenas de monges budistas na delegacia local, as autoridades prenderam um homem de 48 anos como suposto autor do ataque.

As autoridades não informaram o número de feridos durante os distúrbios registrados na última noite.

Mianmar tem cerca de 60 milhões de habitantes, dos quais 89% são budistas, 4% muçulmanos e o restante composto por outras religiões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade