PUBLICIDADE

Ásia

Mianmar: naufrágio de barco com refugiados deixa ao menos 8 mortos

14 mai 2013 - 02h19
(atualizado às 07h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos oito refugiados rohingya morreram, 48 sobreviveram e 50 seguem desaparecidos em Mianmar após o naufrágio de uma das embarcações nas quais os mesmos eram transportados, informou nesta terça-feira o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) em Bangcoc.

A embarcação, com aproximadamente 100 refugiados, segundo os últimos dados do escritório citado, fugia de zona risco do ciclone Mahasen, que chegará hoje à região. Segundo a fonte, a embarcação, assim como outra que a rebocava, se chocou contra as rochas na noite de ontem no estado Rakhine.

Os rohingyas viviam em acampamentos na cidade portuária de Pauktaw, a cerca de 30 quilômetros de Sittwe, a capital de Rakhine, onde a onda de violência que explodiu no último ano entre muçulmanos e budistas resultou na morte de 211 pessoas e deixou outras 125 mil refugiadas.

A ONU considera os rohingyas como uma etnia muçulmana apátrida, já que Bangladesh, seu país de origem, e nem Mianmar lhes reconhecem como cidadãos. Aproximadamente 800 mil rohingyas vivem em Mianmar, a maioria no Estado de Rakhine.

A ONU avisou na semana passada que um ciclone tropical poderia ameaçar a vida de milhares de pessoas vivendo em campos de refugiados no oeste de Mianmar, depois que suas casas foram destruídas após confrontos entre budistas (maioria) e muçulmanos (minoria) no ano passado.

Evacuações começaram nessa segunda-feira em algumas regiões, como na cidade portuária de Pauktaw. Cerca de 20 mil rohingyas estavam vivendo em acampamentos improvisados, mais de metade em áreas sujeitas a inundações, de acordo com a ONU.

Com informações das agências Reuters e EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade