PUBLICIDADE

Ásia

MH370: China diz ter avistado objetos suspeitos no Índico

24 mar 2014 - 01h23
(atualizado às 06h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma aeronave chinesa avistou alguns “objetos suspeitos” durante as buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines ao sul do Oceano Índico nesta segunda-feira, de acordo com informações da agência estatal Xinhua.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/quem-estava-a-bordo-do-voo-mh370/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/quem-estava-a-bordo-do-voo-mh370/">veja o infográfico</a>

Tripulantes do avião IL-76 encontraram os objetos e reportaram as suas coordenadas de localização (95,1113 graus longitude leste e 42,5453 latitude sul) para autoridades australianas. O governo chinês também redirecionou um navio quebra-gelo para a área.

Um correspondente da Xinhua a bordo da aeronave chinesa afirmou que os tripulantes avistaram dois objetos relativamente grandes boiando com vários outros menores ao seu redor, em um raio de alguns quilômetros. Os chineses teriam pedido para a Austrália enviar outros aviões para a área para uma busca mais detalhada.

As buscas no Oceano Índico estão sendo comandadas pela Autoridade de Segurança Marítima na Austrália (Amsa, na sigla em inglês). O voo MH370, desaparecido desde o último dia 8, ia de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, e tinha 239 pessoas a bordo. Um total de 26 países estão envolvidos nas buscas.

Nesta segunda-feira, a Austrália ampliou a área de busca no Índico depois de um satélite francês revelar novas imagens de objetos que podem pertencer à aeronave malaia. O vice-primeiro-ministro australiano, Warren Truss, disse que as novas imagens indicam possíveis destroços do avião de Malaysia Airlines a cerca de 850 quilômetros ao norte da atual área de busca, ou seja, 2.500 quilômetros ao sudoeste da cidade de Perth.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/avioes-misterios/">veja o infográfico</a>

A medida fez com que a área de busca liderada pela Austrália se expandisse para 68 mil quilômetros quadrados. "Certamente as áreas onde os destroços foram captados pelos satélites é de interesse particular e eles são o centro da busca", declarou Truss à emissora local ABC ao apontar que o lugar indicado pelas imagens do satélite francês não é considerado o mais provável.

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade