PUBLICIDADE

Ásia

Menino de 5 anos morre após estupro coletivo no Afeganistão

De acordo com o código penal afegão, um menor que foi sexualmente abusado pode ser condenado à reclusão por ter praticado sexo fora do casamento

14 jul 2014 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários

Um menino de cinco anos morreu após ser estuprado em grupo por vários jovens na província de Herat, no oeste do Afeganistão, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

A violação aconteceu no último domingo em Herat, capital da província homônima, afirmou o porta-voz do governador regional, Abdul Raouf Ahmadi, que explicou que o menor morreu horas depois do ataque em um hospital da cidade devido à gravidade dos ferimentos.

Ahmadi disse, além disso, ao canal afegão Tolo Tv que haviam sido detidos dois suspeitos e que a polícia estava investigando o fato.

A família da vítima exigiu que os culpados do estupro e do assassinato sejam condenados o mais rápido possível.

Mas demonstrar uma violação no Afeganistão não é simples. Sob o código penal afegão um menor que foi sexualmente abusado pode ser condenado à reclusão em um reformatório por ter cometido o crime de praticar sexo fora do casamento.

A organização americana Human Rights Watch (HRW) denunciou em um relatório a situação de desamparo em que vivem esses menores estuprados, pois são tratados como sujeitos que cometeram um "crime moral" e não como vítimas.

A HRW também lembrou a prática estendida tradicionalmente no país do "bacha bazi", em que meninos são obrigados a se vestir como mulheres e dançar em festas masculinas, o que os leva muitas vezes a sofrerem abusos sexuais com total impunidade.

A Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão (AIHRC) também denunciou que em algumas regiões do país asiático os senhores da guerra "concorrem entre si" para ver quem "abusa sexualmente" de mais crianças.

Segundo relatório divulgado pela AIHRC, o rapto e o estupro de crianças acontecem, sobretudo, em regiões do norte do Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade