PUBLICIDADE

Ásia

“Menino cobra” muda de pele a cada 41 dias na Indonésia

Doença rara não possui tratamento e faz com que Ari tenha uma vida limitada - especialmente pelo preconceito

24 set 2014 - 11h59
(atualizado às 12h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Menino tem uma doença rara que causa inflamação na pele do corpo inteiro
Menino tem uma doença rara que causa inflamação na pele do corpo inteiro
Foto: Daily Mail/Dilmex/Nurcholis Anhari Lubis / Reprodução

O adolescente Ari Wibowo é chamado de "menino cobra" pela sua comunidade. O apelido vem de sua aparência, que é diferente por causa de uma doença rara que o obriga a molhar sua pele a cada hora, passar hidratante a cada 3 horas e a sofrer preconceito na cidade da Indonésia, onde vive com sua família. As informações são do Daily Mail.

Ari, 16 anos, possui uma doença chamada Erytroderma, ou ‘Síndrome do Homem Vermelho’, que causa uma inflamação na pele de todo o corpo – que é extremamente seca e, por isso, sofre um processo de descamação a cada 41 dias, em média.

Por não possuir um tratamento mais eficaz, Ari deve se mergulhar na água a cada hora – mesmo durante a madrugada – e passar hidratante a cada 3 horas. Se não o fizer, o menino pode ficar paralisado e até morrer, já que a pele pode ficar endurecida como se ele fosse “uma estátua”.

A família de Wibowo conta que ele já nasceu assim, com o problema a a aparência diferente, que se assemelha a queimaduras sérias no corpo todo.

O grande problema, porém, é o preconceito que o menino sofre desde muito novo, já que a ignorância sobre seu caso faz com que muitas escolas e outras instituições proíbam sua presença, achando que possa ser contagiosa.

Alguns membros da comunidade indonésia onde vivem acreditam que o problema de Ari tenha sido causado por sua mãe, que teria maltratado um lagarto enquanto estava grávida.

Enquanto não existe um tratamento para a doença rara, ele precisa tomar todos os cuidados necessários para manter sua saúde e vida em boas condições. Um de seus olhos já perdeu a visão e o outro precisa ser constantemente hidratado.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-doencas-raras/iframe.htm " href=" http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-doencas-raras/iframe.htm ">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade