PUBLICIDADE

Ásia

Médico americano devolve ossos de braço amputado a soldado vietnamita

1 jul 2013 - 08h40
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Um médico americano informou nesta segunda-feira ter devolvido os ossos cuidadosamente preservados do braço de um soldado vietcongue ao seu proprietário, mais de 40 anos após sua amputação durante a Guerra do Vietnã.

O braço, retirado em uma operação em 1966, foi devolvido ao ex-soldado Nguyen Quang Hung em sua casa, na cidade de An Khe, na província de Gia lai, localizada em uma zona montanhosa do centro do Vietnã. "Eu fui o guardião deste braço", disse o médico americano Sam Axelrad à AFP por telefone.

Ele acrescentou que se sentia incrivelmente feliz por ter podido devolver esta macabra recordação ao seu legítimo proprietário, que agora tem a intenção de utilizá-lo para exigir uma aposentadoria de veterano de guerra.

Axelrad abraça Hung ao chegar com os ossos do braço do vietnamita em uma caixa
Axelrad abraça Hung ao chegar com os ossos do braço do vietnamita em uma caixa
Foto: AFP

O ex-soldado vietcongue Hung chegou à base do doutor Axelrad em 1966, à beira da morte com gangrena depois de ter sido baleado. "Quando amputei seu braço, nossos médicos tiraram a sua carne, o reforçaram com arames, e o entregaram a mim", declarou Axelrad, 74 anos, de Houston (Estados Unidos).

Por sua vez, Hung indicou que tinha a esperança de utilizar tanto os ossos de seu braço quanto o testemunho de Axelrad para provar que foi ferido durante a guerra e solicitar uma aposentadoria do Estado. "Todos os meus arquivos militares se perderam, de modo que não fui considerado um inválido de guerra. Tenho a esperança de que este osso me permita obter o respaldo oficial para os veteranos de guerra", afirmou.

Três milhões de civis e soldados vietnamitas morreram durante a guerra, que também custou a vida de quase 60.000 soldados americanos até terminar, em 1975, com a reunificação do Vietnã.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade