PUBLICIDADE

Ásia

Médica brasileira atua no auxílio aos refugiados de Sendai

19 mar 2011 - 18h57
Compartilhar
ISABEL MARCHEZAN
MARCELO DO Ó
RICARDO MATSUKAWA
Direto de Sendai

A médica brasileira Elena Yukie Yoshitoshi é um dos reforços da Cruz Vermelha Japonesa no auxílio às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a costa leste do Japão no último dia 11. Escalada para trabalhar em Sendai, ela veio de Osaka, onde vive, para atender aos refugiados da catástrofe natural.

Brasileira se emociona ao falar de tragédia no Japão:

"Os maiores problemas agora são as epidemias de gripe e infecções entre os abrigados. Além disso, aqueles que sofrem de doenças crônicas, como hipertensão, perderam todos os seus remédios", explicou, na tarde deste sábado (horário japonês).

Pediatra, a médica formada pela Universidade de São Paulo (USP) mora no Japão há oito anos - e já tem uma leve dificuldade de se expressar em português. Depois de vencer a dificílima prova para validar seu diploma em território japonês, ela faz especialização em cirurgia pediátrica, o que inclui estágios obrigatórios, e ainda encontra tempo para ser voluntária da Cruz Vermelha há dois anos.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Terra no Japão

Os enviados do Terra percorrem as áreas devastadas no Japão. Fale com eles na fanpage do portal no Facebook e no perfil @terranoticiasbr do Twitter.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade