PUBLICIDADE

Ásia

Marinha resgata primeiras vítimas do submarino militar acidentado na Índia

16 ago 2013 - 13h19
Compartilhar

Mergulhadores da Marinha da Índia resgataram nesta sexta-feira os corpos de cinco dos 18 tripulantes do submarino que explodiu na cidade portuária de Mumbai, informou à Agencia Efe uma fonte oficial.

"Estão sendo realizados grandes esforços para recuperar os corpos dos outros 13 marinheiros e esperamos encontrar mais nas próximas horas", afirmou uma fonte oficial não identificada à agência "Ians".

A Marinha disse que é "improvável" que algum membro da tripulação seja encontrado com vida por causa, segundo eles, "do estado dos corpos encontrados e das condições nas quais o submarino se encontra".

Os corpos tirados do submarino "estão muito desfigurados e não podem ser identificados devido às graves queimaduras que apresentam", disse a Marinha, que assegurou que os corpos foram enviados a um hospital naval para identificá-los através do DNA.

O fato ocorreu na madrugada de quarta-feira em um píer militar devido a uma explosão, cuja causa é desconhecida, no interior do submarino de fabricação russa INS Sindhurakshak.

Após a explosão, aconteceu um incêndio que os bombeiros só conseguiram controlar horas depois.

As autoridades navais iniciaram uma investigação para esclarecer o ocorrido, embora tudo aponte para um acidente.

O Ministério da Defesa disse ontem que algumas partes do casco interno do submarino derreteram com o calor da explosão, o que fez com que o acesso aos compartimentos da embarcação seja agora muito complicado.

No submarino havia 18 pessoas no momento do acidente -15 marinheiros e 3 oficiais- cujos nomes foram divulgados ontem pelo Governo da Índia.

O INS Sindhurakshak é um dos submarinos que a Índia comprou de Moscou no século passado e sua renovação tecnológica tinha terminado na Rússia há três meses, com um custo de US$ 80 milhões.

O submarino sofreu em 2010 um pequeno incêndio que causou a morte de uma pessoa e dois anos depois foi enviado a Rusio para ser submetido a uma completa renovação.

A União Soviética, e posteriormente Rússia, é tradicionalmente o principal fornecedor militar do gigante asiático.

No entanto, nos últimos anos a Índia diversificou seus fornecedores e atualmente tem a Europa e os EUA como grandes parceiros comerciais.

A explosão é o pior acidente registrado nas últimas décadas nas Forças Armadas indianas, que são o principal importador de armamento do planeta e estão envolvidas em um custoso processo de modernização de seu arsenal e equipamentos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade