PUBLICIDADE

Ásia

Malásia investiga engenheiro de voo a bordo de avião sumido

Mohd Selamat estava entre passageiros e poderia ter conhecimentos técnicos sobre aviação, conseguindo mudar rota

17 mar 2014 - 11h50
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O pai de Mohd Selamat mostra a foto do filho que estava a bordo do avião desaparecido. A polícia do país investiga possível participação do engenheiro na mudança de rota do Boeing</p>
O pai de Mohd Selamat mostra a foto do filho que estava a bordo do avião desaparecido. A polícia do país investiga possível participação do engenheiro na mudança de rota do Boeing
Foto: Reuters

A polícia da Malásia investiga um engenheiro de voo que estava a bordo do avião desaparecido da Malaysia Airlines, já que as investigações estão concentradas em qualquer passageiro que tivesse conhecimentos técnicos sobre aviação, informou um alto funcionário da polícia.

O engenheiro de aviação é Mohd Khairul Amri Selamat, 29 anos, um malaio que disse em redes sociais que tinha trabalhado para uma empresa particular de voos fretados.

Malásia confirma que avião voou por horas depois de sumir dos radares:

"Nós estamos investigado Mohd Khairu, bem como os outros passageiros e tripulantes. O foco está em qualquer pessoa que poderia ter habilidades de aviação e que estava naquele avião", disse um alto funcionário da polícia com conhecimento das investigações à Reuters.

Investigadores da Malásia estão vasculhando o perfil dos pilotos, tripulantes e pessoal de terra que trabalharam no Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, em busca de pistas sobre o motivo que teria levado alguém a bordo a voar centenas, ou talvez milhares, de quilômetros fora da rota.

Mapa mostra rota de buscas pelo avião desaparecido há 10 dias
Mapa mostra rota de buscas pelo avião desaparecido há 10 dias
Foto: Arte Terra

Nenhum vestígio, confirmado que seja do avião, foi encontrado em mais de uma semana depois que ele desapareceu, porém os investigadores acreditam que a aeronave tenha sido desviada por alguém com profundo conhecimento do avião e da navegação comercial.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, disse no sábado que as evidências apontam para um desvio deliberado do voo, dada a forma aparentemente controlada com que ele virou e a distância percorrida, a oeste da sua rota original de Kuala Lumpur para Pequim.

Um engenheiro de voo é responsável por supervisionar os sistemas do avião durante os voos, para verificar se estão funcionando corretamente e para fazer reparos, se necessário. Como engenheiro especializado em jatos executivos, Khairul poderia não ter todo o conhecimento preciso para desviar e pilotar um grande jato.

Khairul tinha afirmado que trabalhou para uma empresa de voos fretados com sede na Suíça, chamada ExecuJet Aviation Group, mas a empresa se recusou a confirmar a informação. Em uma foto postada em sua conta do Facebook em 2011,  Khairul se identificou como funcionário de operações da empresa. 

<p>Erny Khairul, mulher do engenheiro de voo Mohd Selamat, a bordo no avião desaparecido beija sua filha em hotel, onde esperam notícias sobre avião em Putrajaya</p>
Erny Khairul, mulher do engenheiro de voo Mohd Selamat, a bordo no avião desaparecido beija sua filha em hotel, onde esperam notícias sobre avião em Putrajaya
Foto: Reuters

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/queda-aviao/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-228-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/queda-aviao/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

"Não podemos divulgar nada. Queremos proteger a privacidade da família", disse um funcionário do escritório da empresa na Malásia.

Khairul é pai de uma filha, comprou recentemente uma casa nos arredores da capital da Malásia, Kuala Lumpur, e tinha mais de 10 anos de experiência como engenheiro de voo, contou seu pai, Selamat Omar, à Reuters. Omar se recusou a dizer se acredita que seu filho poderia ter sido envolvido em qualquer crime.

Selamat Omar disse que ele e outros membros da família deveriam visitar a nova casa de Khairul este mês. Mas Khairul havia dito seu pai na quinta-feira ele teve que ir para um trabalho em Pequim e que eles iriam remarcar. Essa foi a última vez que conversaram .

"Khairul estava indo bem em seu trabalho e era um bom filho. Ele vinha nos visitar, pelo menos uma vez por mês", disse Selamat.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-320-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/queda-aviao/&amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-805-href=&amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/queda-aviao/&amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/&amp;amp;amp;quot; data-cke-281-href=&amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/maiores-acidentes-aereos/&amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;

Parentes aguardam notícias de avião desaparecido na Ásia:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade