PUBLICIDADE

Ásia

Malásia divulga dados de satélite usados para rastrear MH370

27 mai 2014 - 01h59
(atualizado às 05h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo malaio divulgou nesta terça-feira os dados de satélite usados para rastrear a trajetória do avião da Malaysia Airlines e concluir que a aeronave caiu no sul do Oceano Índico. A medida vai de encontro ao desejo dos parentes dos passageiros do voo MH370, que vinham pedindo por mais transparência.

Os dados de comunicação entre satélites e o avião, coletados pela empresa britânica Inmarsat, foram entregues primeiro aos familiares, e então para a imprensa. Alguns parentes dos 227 passageiros a bordo da aeronave querem uma investigação independente.

O Departamento de Aviação Civil da Malásia assinalou em comunicado que a divulgação dos dados é em cumprimento da promessa feita pelo Ministério de Transporte em 19 de maio em prol da transparência. O documento liberado contém 47 páginas, e contém centenas de dados de comunicação entre o voo da Malaysia Airlines e o sistema da Inmarsat.

Havia semanas que esse material era aguardado, mas a companhia britânica dizia que não poderia liberar sem a autorização do governo da Malásia, responsável pela busca pelo voo MH370.

O Boeing 777, que transportava 239 pessoas, incluindo os tripulantes, desapareceu no dia 8 de março, depois de decolar de Kuala Lumpur rumo a Pequim. A aeronave sumiu das telas de controle de radar 40 minutos depois da decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo a Malásia, atravessando a Península de Malaca no sentido contrário ao trajeto inicial indo acabar no Índico.

As operações de busca ainda não encontraram nenhum destroço do avião nem as caixas-pretas.

Quem estava a bordo do voo MH370 Quem estava a bordo do voo MH370

Com informações das agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade