PUBLICIDADE

Ásia

Malásia declara estado de emergência por queimadas na Indonésia

23 jun 2013 - 11h10
(atualizado às 11h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Malásia declarou estado de emergência em duas partes do Estado de Johor, no sul do país, pois a fumaça de queimadas na Indonésia elevou o nível de poluição do ar para acima do considerado perigoso.

A queima ilegal de florestas e de outras regiões na ilha de Sumatra, parte da Indonésia, com o objetivo de preparar espaço para a produção de óleo de palma, é um problema crônico durante a estação de seca, de junho a setembro. A fumaça também atinge a vizinha Cingapura, mas a qualidade do ar ali melhorou durante o fim de semana, antes de atingir níveis perigosos.

O ministro do Meio Ambiente da Malásia, G. Palanivel, afirmou que a poluição nos dois distritos de Johor atingiu níveis acima de 750. Uma marcação de 300 já indica perigo. As 211 escolas dessas áreas estão sendo fechadas, e os moradores foram orientados a permanecerem em casa. Também houve distribuição de máscaras.

Aeroportos continuam operando, segundo a agência de notícias do país. A Indonésia tem se esquivado de assumir a culpa pelas queimadas e sugere que empresas com base na Malásia e em Cingapura podem ser também responsáveis pelo problema. Companhias dos dois países negam envolvimento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade