PUBLICIDADE

Ásia

Mais de 1 milhão de fiéis participam de procissão do Nazareno Negro em Manila

9 jan 2015 - 06h44
Compartilhar

Mais de um milhão de católicos se reuniram nesta sexta-feira nas ruas de Manila, a capital das Filipinas, para acompanhar a procissão do Nazareno Negro, um dos principais eventos religiosos do país, a menos de uma semana da visita do papa Francisco.

Munidos de camisetas com imagens de Jesus, os fiéis fazem oferendas para que sejam abençoados pela estátua milagrosa, à qual atribuem poderes curativos.

A procissão, que começou durante a manhã e vai até o início da noite, percorre algumas das zonas mais antigas de Manila.

Os organizadores relataram que levaram mais de duas horas para conseguir controlar a situação devido à multidão de fiéis que comparecem ao evento religioso anual, segundo o jornal "The Inquired".

Ao menos uma pessoa morreu, após sofrer um infarto quando se encontrava próxima da estátua, reportou Johnny Yu, porta-voz da Agência de Gestão e Redução de Risco de Desastres.

O papa Francisco visitará as Filipinas, o maior país católico da Ásia, entre os dias 15 e 19 deste mês. O pontífice deve ir até a cidade de Tacloban, que há pouco mais de um ano foi arrasada pelo tufão Haiyan.

Cerca de 90% dos 120 milhões de filipinos são cristãos, dos quais 80% são católicos e os outros 10% seguem outras vertentes.

O Nazareno Negro chegou a Manila no dia 31 de maio de 1606 em um galeão vindo de Acapulco, no México, que, segundo a lenda, se incendiou próximo do litoral filipino.

Uma crença popular afirma que o calor das chamas deu à imagem sua característica cor escura, mas outra versão atribui tal peculiaridade ao artesão mexicano que a elaborou, que quis estampar sua tonalidade de pele na obra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade