PUBLICIDADE

Ásia

Madrugada de confrontos em Hong Kong termina com 45 detidos

Esta noite foi uma das mais intensas durante os protestos em Hong Kong

15 out 2014 - 08h42
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes foram detidos pela polícia em Hong Kong numa das noites mais intensas dos protestos
Manifestantes foram detidos pela polícia em Hong Kong numa das noites mais intensas dos protestos
Foto: Tyrone Siu / Reuters

Vários policiais desalojaram na madrugada desta quarta-feira (horário local - terça-feira em Brasília) centenas de manifestantes em Hong Kong, fazendo uso de gás pimenta, em uma das noites mais intensas de enfrentamentos que terminou com 45 detidos.

A polícia usou o gás para dispersar centenas de manifestantes que pouco antes da meia-noite haviam se entrincheirado em uma das ruas próximas ao escritório de governo e ao parlamento de Hong Kong.

Passada a meia-noite, ativistas do movimento Occupy obrigaram várias de dezenas de policiais a retirar-se da rua ao ver-se encurralados por centenas de manifestantes que conseguiram cortar o tráfego e montar barricadas na via.

Por volta das 3h da madrugada (16h de terça-feira em Brasília), 150 agentes voltaram ao local para desocupar a rua, onde centenas de manifestantes passavam a noite.

Policiais e estudantes se enredaram em um confronto no qual os agentes empregaram gás pimenta para despejar os ocupados e 45 pessoas foram detidas.

A rápida ação policial permitiu abrir o tráfego da via próxima aos edifícios governamentais.

Durante a segunda-feira, a polícia de Hong Kong conseguiu devolver à normalidade algumas das ruas tomadas pelos manifestantes pró-democracia eliminando dezenas de barricadas nas três áreas onde os ativistas têm seus assentamentos há 18 dias.

A atuação policial obedece a uma operação para limpar as ruas de barricadas e restabelecer o tráfego ao longo e a largo da cidade na qual participam 1.700 agentes e que começou na madrugada da segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade