PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líbano fará queixa na ONU por incursão de Israel

7 ago 2013 - 12h13
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Líbano apresentará uma queixa perante o Conselho de Segurança da ONU pela incursão em seu território de quatro soldados israelenses que ficaram feridos após a explosão de várias minas, indicou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores libanês, Adnan Mansur.

Em declarações recolhidas pela imprensa local, Mansur considerou que o fato demonstra as "intensões ocultas do inimigo em sua incursão no interior do território libanês" e representa uma "agressão flagrante da soberania do Líbano e uma violação da resolução 1701", que pôs fim à guerra com Israel em 2006.

As Forças Armadas libanesas afirmaram hoje em comunicado que os uniformizados israelenses violaram a "linha azul" traçada pela ONU após a retirada de Israel em 2000, após 22 anos de ocupação de uma parte do sul do Líbano.

"Uma patrulha de Infantaria do inimigo israelense penetrou às 0h24 local (18h24, horário de Brasília) 400 metros no interior do Líbano, na região de Labune, onde ocorreu uma explosão que feriu soldados", precisou o Exército libanês.

As autoridades libanesas abriram uma investigação em coordenação com a Força Interina da ONU no sul do Líbano (Finul). Em Jerusalém, fontes oficiais do Exército israelense asseguraram à agência EFE que os quatro soldados ficaram feridos quando patrulhavam a fronteira e foram internados após o ocorrido. Os soldados foram operados e um deles se encontra na UTI, diz o jornal digital israelense Ynet. 

O porta-voz do Exército israelense não precisou se a explosão ocorreu pela ativação de uma bomba que já se encontrava no local ou ocorreu por um ataque e se limitou a assinalar que "foi aberta uma investigação" para esclarecer as circunstâncias do fato.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade