PUBLICIDADE

Ásia

Líbano: centenas protestam contra prorrogação do mandato do Parlamento

Parlamento libanês decidiu em 31 de maio estender seu mandato por 17 meses, até novembro de 2014, devido à situação tensa que o país vive pelo conflito na vizinha Síria

20 jun 2013 - 16h37
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de ativistas e estudantes libaneses se reuniram nesta quinta-feira perto do Parlamento, no centro de Beirute, para protestar contra a prorrogação do mandato do órgão legislativo até novembro de 2014. "Fora deputados!" foi um dos lemas que os manifestantes cantaram, enquanto tentavam sem sucesso passar pelas barreiras de segurança ao redor da assembleia.

Os presentes criticaram a suposta inércia dos parlamentares durante os quatro anos que durou seu mandato por não ter criado leis "a favor da população e dos necessitados". Além disso, pediram que o Tribunal Constitucional se pronunciasse sobre os recursos apresentados pelo presidente do Líbano, Michel Suleiman, e o grupo parlamentar do líder cristão Michel Aoun contra a prorrogação.

O ativista Imad Bazzi disse a veículos de imprensa locais que seu movimento "não cruzará os braços" até que suas reivindicações sejam cumpridas. Em mensagem divulgada por sua conta no Twitter, o líder libanês manifestou apoio às manifestações "pacíficas e democráticas", e pediu prudência às forças de segurança para evitar distúrbios.

O Parlamento libanês decidiu em 31 de maio estender seu mandato por 17 meses, até novembro de 2014, devido à situação tensa que o país vive pelo conflito na vizinha Síria e à falta de acordo entre os grupos políticos para elaborar uma nova legislação eleitoral.

Faltando apenas duas semanas para a realização das eleições, previstas para o dia 16 de junho, o Parlamento tomou uma decisão que já era esperada, mas que gerou reações diversas no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade